Curso dias 26 e 27 de Novembro

23/11/2011 16:47

 

 No próximo fim de semana, o grupo de socorristas do CAPH de Toledo, terá treinamento teórico e pratico da pratica de rapel, com instruções do coordenador Nelson Priotto, na Pedreira Municipal de Toledo, “situada na Rodovia PR-317, Km 2 + 200 metros (saída de Toledo para Ouro Verde do Oeste)”. O grupo devera se encontrar no mesmo local que estão sendo realizados os módulos anteriores. Após a chegada de todos os membros da equipe no local de encontro, receberão instruções.

Da pratica

 O Rapel é uma atividade vertical praticada com uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões e vãos livres bem como outras edificações.

Trata-se de uma atividade criada a partir das técnicas do alpinismo que significa que requer preocupação com a segurança do praticante. Este deve ter instruções básicas e acompanhamento de especialistas. Cursos preparatórios são indispensáveis.

A atividade é praticada essencialmente em grupo onde cada integrante se deve preocupar com o companheiro, questionando qualquer situação que possa gerar um incidente e até um acidente.

Rappel é uma palavra que em francês quer dizer "chamar" ou "recuperar" e foi usada para batizar a técnica de descida por cordas. O termo veio da explicação do "criador" do rappel, Jean Charlet-Stranton, por volta de 1879, quando explicava a técnica: "Quando chegava perto de meus companheiros eu puxava fortemente a corda por uma de suas pontas e assim a trazia de volta para mim...", ou seja, ele chamava a corda de volta ao terminar a escalada e a descida de uma montanha ou pico.

Categorias de Rapel

Quando os pés têm contacto com a parede, durante a descida, utilizam-se as técnicas de Rapel em Positivo. Do contrário, quando praticado em vãos livres, onde não há contato dos pés com a parede, a técnica é de Rapel em Negativo. Para cada técnica é possível realizar algumas manobras como saltos, giros e descidas de ponta-cabeça.

Salvamento com rapel

De forma direta, o rapel também é utilizado como técnica de salvamento em diversas situações. Os corpos de bombeiros do mundo todo utilizam desta técnica para o resgate de pessoas.

Equipamento

São utilizados diversos equipamentos diferentes para cada necessidade. É preciso estar atento a cada detalhe, revendo todos os pontos sempre. Neste caso, redundância é um fator de segurança.

Existem equipamentos voltados para a amarração ou ancoragem da corda de descida, como os mosquetões, as fitas tubulares e as ancoragens back-ups.

Entre os equipamentos individuais básicos estão a cadeirinha, mosquetão, luva, freio e capacete. Normalmente são utilizados equipamentos com certificação de segurança internacional.

Esse conjunto adapta-se ao corpo com conforto na altura da cintura e, depois de conectado à corda e travado, permite ao praticante uma descida com velocidade controlada, sem esforço maior, utilizando o atrito entre o OITO ou o ATC (tipo de descensos) e a corda e controlando com uma das mãos a passagem da corda pelo sistema. Não requer força, apenas determinação, um pouco de coragem e técnica, sendo necessária uma formação antecipada de forma a evitar acidentes trágicos e fatais. “Quem cai por não saber utilizar corretamente os equipamentos, só cai uma vez!”

As descidas devem ser monitoradas por um agente, no lançamento, e por outro agente, durante a descida cuidando da segurança embaixo. Ele segura a ponta da corda, esticando-a, caso necessário e provocando atrito no sistema conectado, colaborando com o praticante em caso de alguma dificuldade.

É uma atividade segura desde que praticada com muita atenção aos princípios de segurança.

Cuidados que se deve ter

Toda prática de rapel deve ser executada em grupo, pois um integrante é sempre responsável pela vida de outro. Toda descida deve ter no mínimo três participantes:

1.    O que aborda: Que é o responsável por colocar o praticante na corda, conferir se seu equipamento está correto e orientá-lo no momento da abordagem.

2.    O que desce: Que é o praticante atual, ou seja, quem vai fazer a descida.

3.    O que faz a segurança: Que é a pessoa que vai estar em baixo, segurando a corda, atento a qualquer vacilo que o que desce possa dar.

Quem fica responsável pela segurança da descida, deve ter total atenção, pois com ele fica o ultimo recurso antes de uma fatalidade. Se alguém que está descendo perde o controle de sua descida, é o segurança quem vai ter que fazer o bloqueio dele na corda, ou seja, parar a sua queda e evitar que ele caia.

Devemos deixar claro que rapel não é um esporte, pois não há regras mundiais ou competições. O Rapel denomina-se Atividade de Aventura seja na cidade ou na natureza.